Herois do Olimpo RPG

Fórum de Mitologia Grega baseado em Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo!

Evento de Recompensas por narrações

Seg 9 Jan 2017 - 23:27 por Quíron

Olá Deuses!

Muitos de nós (Deuses) nos matamos de narrar para os campistas e acabamos não tendo tempo para os nossos próprios personagens. Pensando nisso resolvi criar um sistema de recompensas para as narrações que os Deuses narrarem para os outros campistas.

Todas as narrações que o Deus narrar vai ser avaliada e receberá uma quantidade de xp equivalente a qualidade e o tamanho da narração. Todos os Deuses estão participando desse evento, seja Olimpiano ou Menor.

Toda vez que terminar uma narração você deverá me mandar por mp o link da narração e pedir para que os campistas que participaram também mande mp para mim falando um pouco da narração e dando uma nota …


Comentários: 0

Narração via Skype

Dom 8 Jan 2017 - 21:35 por Quíron

Olá Campistas!!!

Venho trazer para vocês hoje uma narração um "pouco" diferente da original, uma narração via Skype! Sim, isso mesmo.

Todos nós sabemos que a maioria das pessoas não conseguem mais jogar no fórum por conta do tempo, muitos estudam e trabalham e isso impossibilita com que eles consigam postar. Pensando nisso eu resolvi fazer um teste de uma narração pelo Skype.

Peço para que todos postem suas opiniões aqui nesse tópico sobre esse tipo de narração e se elas devem continuar.

narração via skype - Dani e Wel.wav

Comentários: 0

Problemas com as contas Olimpianas

Dom 8 Jan 2017 - 13:29 por Quíron

Olá Olimpianos.

Depois de um backup feito no fórum os direitos de administrador de todos os olimpianos foram retirados automaticamente pela Forumeiros. A princípio é para esse erro já ter sido corrigido, se algum Olimpiano ainda estiver com problemas mande mp ou fale comigo no Facebook: https://www.facebook.com/paulohenrique.morais.9

Desculpe o transtorno, Quiron.


Comentários: 0

Vagas de Deuses Menores!

Sab 17 Dez 2016 - 21:20 por Poseidon


Temos vagas!


Final do ano, férias escolares, fórum ativo. Sabem o que isso significa? Sim, estamos precisando de narradores! Sempre quis narrar para seus amiguinhos mas nunca soube como? Pois bem! Siga os passos a seguir e junte-se à equipe!

Perguntas:


Qualquer um pode ser Deus menor?

Sim, mas devem seguir alguns critérios:
1. Estar no fórum a mais de 1 semana
2. Ter noção de narração e combate
3. Saber tudo que tem no Tutorial de combates, rodadas e turnos


Como eu faço para ser Deus?

Mante um MP (Mensagem Privada) para mim, Poseidon, e eu negociarei os cargos com quem estiver interessado.


Mas eu quero ser Olimpiano, como faz?

Primeiramente, todos deveram começar …


Comentários: 0


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Arenas » Arena MvP » 

Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 4]

MvP Comum - Harrison, Yves e Louis

por Afrodite em Ter 12 Jan 2016 - 21:28

Afrodite

avatar
Deusa Olimpiana
Deusa Olimpiana
Ver perfil do usuário
O garoto recém reclamado estava ávido para conhecer tudo o possível daquele novo lugar, a começar pelo acampamento grego do qual tanto escutara. Ele logo parte em uma excursão com alguns outros semi-deuses. Durante o caminho ele escuta sobre as diversas batalhas travadas que muitos contavam ali.

Mal chegando ao mesmo já se dirigiu a arena, logo querendo por em prática tudo que ouvira falar, em sua entrada estava um filho de Dionisio e um filho de Hades, que ainda não eram dos mais experientes. Eles acenam uns para os outros e concordam em entrarem juntos no local.

A arena de terra batida se encontrava intacta, seu comprimento e largura comum. No portão de trás três monstros de estatura pequena (1 metro) se aproximam devagar, um carregava uma espada e o outro um machado. Pareciam vir como se estivessem no próprio show, para mostrar quem é que mandava ali.

1 - Mini Trol 100%
2 - Mini Trol 100%
3 - Mini Trol 100%

#1

Harrison Blake

avatar
Filho(a) de Vulcano
Filho(a) de Vulcano
Ver perfil do usuário
O Acampamento Júpiter era algo surreal.

Quer dizer, passar anos e anos sem saber quem seu pai era, pulando de escola em escola, taxado de esquisitão anti-social e criando confusão era algo que minava completamente minhas forças. Mas agora, ao saber que tudo isso tinha um motivo, uma razão, eu estava livre de todo o peso que ameaçava esmagar-me sob a ameaça da anormalidade.

Eu já havia conhecido meus irmãos e associado-me a Primeira Coorte. Já havia visitado as forjas e as termas, além de ter recebido alguns presentes de reclamação. O que faltava para mim era um treino, coisa que eu ainda não havia tido. Mesmo com a cabeça ainda girando por conta da enxurrada de informações que invadiam-me constantemente, eu decidi lutar.

Queria comprovar se eu era bom na batalha, já que me disseram que eu possuía instintos para tal. Mesmo sentindo-me ansioso e assustado, eu havia assistido a alguns romanos poderosos lutarem e vi o quanto aquilo era natural para eles.

Decido ir para o Acampamento grego; queria conhecê-lo também. Depois de tantos anos de perguntas sem soluções, eu estava completamente sedento por todas as respostas que poderia encontrar. Passando pelo portal, encontro alguns semideuses, com quem troco algumas palavras antes de nos dirigirmos para a arena.

Tomando conhecimento do recinto, vejo qual seu tamanho e seu recinto. Me parece bom para um novato.

Ao ouvir o portão ranger, concentro-me no mesmo para não ser surpreendido. Excitado e apreensivo, aperto o olhar para ter a visão do que seria meu primeiro monstro em treinamento.

Três... O que eram aquelas coisas? Mini trolls? Enfim, um trio deles saem de lá, andando arrogantemente. Parecia um bom começo.

Puxo meu martelo pequeno e empunho-o com as duas mãos para garantir maior potência. Não chamaria meu cão infernal ainda. Queria analisar as criaturinhas primeiro antes de qualquer ação precipitada. Eu não poderia ser surpreendido.




"We can rest when we die"
#2

Louis Kannenberg

avatar
Filho(a) de Dionísio
Filho(a) de Dionísio
Ver perfil do usuário
Acordara naquele dia com animo para lutas, quanto mais, melhor.
Me levanto do meu beliche no chalé de Dionísio, aquele chalé andava confuso esses dias. Com a morte de Mark e a mudança da braçadeira para o Richard, as tarefas foram todas atualizadas, e eu andava um pouco confuso.
Finalmente  arranjara um jeito de fugir de minha tarefa nos campos de morango e vou para a arena. Espero até alguém aparecer, pois acompanhado é mais divertido. Enquanto isso transformo a água de meu cantil em vinho com a habilidade [Vinho] e brinco com meu sabre.
Passara meus olhos elo acampamento, sentia saudade de minha mãe, do cinema que íamos todas as terça-feiras pois era mais barato, do natal, do meu aniversário. Todas essas coisas passam pela minha cabeça. Logo sinto raiva do bastardo que a matou, e iria entrar na arena com essa raiva.
Vejo ao longe um Filho de Hefesto e um de Hades se aproximando da arena. Não conhecia nenhum dos dois, então tinha possibilidade de serem legais.
Adentramos na arena e jogo vejo o tio. Eles pareciam querer reclamar o território. Mas eu não iria deixar.
Guardo o vinho de meu cantil em minha tatuagem e seguro firmemente meu sabre. Fico em posição de defesa, com a perna direita atrás e a esquerda na frente, levemente flexionadas, isso me daria um pequeno impulso casa eu precise desviar. A mão esquerda na frente do corpo e a direita segurando o sabre.
Espero a ação de meus companheiros ou dos Mini Trols. Em todo caso, caso um Mini Trol vier me atacar, espero até um momento oportuno e utilizo a habilidade [Euforia] junto com [VIdeiras (Inicial)] para que ele tropece e eu possa finaliza-lo de alguma forma.


Passivas:
Nível 1 - Imunidade [Inicial]: O herói se torna imune a venenos fracos. Ex: picada de mosquito, ferrão de abelha, Veneno de Escorpião e etc.
Nível 2 - Vinho Rejuvenescedor: Quando o filho de Dionísio beber vinho, suco de uva, ou até a própria fruta, irá curar e cicatrizar seus ferimentos. A quantidade ingerida aumenta a cura, podendo ser parcial ou total. Irá recuperar também uma quantidade de energia igual à de vida.
Nível 3 - Perícia com Espadas [Inicial]: Confere nível de perícia [Inicial] para a perícia com espadas. Permite que o herói treine suas outras perícias até o nível [Inicial]. (+5 FOR)



Itens:


- Elmo Comum
- Peitoral de Couro
- Sabre
- Poção de Cura [Comum][x3]
- Poção de Energia [Heroica][x2]
- Cantil (cheio)
- Tatuagem do Vinho*
- Boneco de Pelúcia [Forever Alone][Divino] **
*A tatuagem na palma da mão que armazena o vinho do filho de Dionísio. Será possível invocar quantos quiser, e armazenará quantos forem necessários. A tatuagem não FORNECE vinho, somente armazena.
** Presente dado àqueles presentes na virada do ano 2015 – 2016, ao ser pressionado na barriga o personagem entende que sua vida é uma bosta.



Ativas:
Nível 1 - Euforia: Pode deixar o oponente levemente bêbado, tonto e tendo ilusões. O uso desta habilidade requer 10 pontos de energia e entrará em espera durante 4 turnos
Nível 2 - Vinho: Esse poder permite de transformar água em vinho. Se uma pessoa que não criou o vinho o beber, ficará meio tonta por alguns segundos. O uso desta habilidade requer 15 pontos de energia e entrará em espera durante 2 rodadas.
Nível 3 - Videiras [Inicial]: Pode fazer alguns truques com a videira, como fazê-las nascerem, como consequência, pode ser capaz de fazer seus inimigos tropeçarem ou então atrapalhar seus ataques. A videira produzirá 5 cachos de uva a cada 3 turnos. O uso desta habilidade requer 25 pontos de energia e entrará em espera por 4 rodadas.

#3

Re: MvP Comum - Harrison, Yves e Louis

por Yves Kross em Qua 13 Jan 2016 - 11:22

Yves Kross

avatar
Filho(a) de Hades
Filho(a) de Hades
Ver perfil do usuário
A manhã não era meu turno favorito tal como filho de Hades. Havia acordado mais disposto, afinal no dia anterior, tinha sido reclamado por meu pai, os sentimentos que sentia ao mesmo tempo me traziam um caos tremendo. Primeiro, a felicidade de ter mostrado para Hades que tinha potencial...

Segurei firme minha adaga de ferro estígio, levando minha mão ao bolso que continha o diamante misterioso, não sabia o que ele podia fazer, o que me trazia curiosidade. Respirei controladamente enquanto revisava olhares entre os três monstros. Estudando-os.

... Segundo, o medo de quem eu realmente tinha me tornado, me sentira diferente quando as sombras me tocaram, não conhecia a mim mesmo, era... Obscuro. Estava relutante quanto ao que podia me tornar, ao que podia fazer...

Olhei para o lado vendo Louis e Harrison, semideuses assim como eu, havia me afastado deles alguns metros para ter uma melhor chance de batalha, afinal agora talvez soubesse qual dos três mini-trolls(ou o que quer que fossem) iria me confrontar.

... Terceiro, as habilidades que havia ganho. Podia fazer coisas que nunca sonharia, minhas habilidades ampliadas, um poder crescente dentro de mim havia nascido. E eu mal podia esperar para ficar ainda mais forte, para poder ir atrás da minha mãe.

Virei meu elmo para o monstro que provavelmente viria em minha direção, iria me manter em posição defensiva com os joelhos dobrados, pronto para esquivar de seus golpes com giros ou saltos, sabendo que ele era um ser frenético de se enfrentar buscaria não provocá-lo com ataques e ter nessa rodada somente conclusões da sua preferência de ataques e da sua velocidade. Almejando ficar sem danos aparentes logo no começo do confronto. Aparando seus golpes com minha lâmina se preciso e tomando precauções básicas, como no caso dele arremessar a arma.
Itens:

- Adaga[Ferro Estígio]
- Elmo Comum
- Peitoral de Couro
- Diamante de Almas [0x]
- Pingente de Plutão***

*** Pingente de Plutão: Concede 10% a mais de dracmas para seus usuários.
Passivas:

Nível 1 - Conhecimento do Lar: Os filhos de Hades conhecem os caminhos e os lugares do reino de seu pai, e conseguem se manter informados dos fluxos das almas e criaturas que andam por lá. (+5 INT)

Nível 1 - Pele Gelada: Como o nome já diz, os filhos de Hades possuem menor temperatura corporal, assim, podendo aguentar o frio mais facilmente.

Nível 1 - Visão Noturna: Os filho de Hades enxergam no escuro como se fosse dia.

Nível 3 - Respeito dos Mortos I: Todas e quaisquer criaturas que estiverem mortas, reconhecem o semideus como um filho de Hades, respeitando-o. Respeito não significa, obrigatoriamente, obediência. (+9 CHA)

Nível 3 - Perícia do Styx [Inicial]: Confere o nível [Inicial] para a perícia com armas feitas inteiramente de ferro estígio. Não permite que o herói treine suas outras perícias. (+5 correspondente à arma utilizada)




Ω " Behind the smile, a black hole may hide itself . Sometimes, I believe that shadows are the only things that show who they are for real." Ω

✩ Son of Hades
#4

Re: MvP Comum - Harrison, Yves e Louis

por Afrodite em Qua 13 Jan 2016 - 21:49

Afrodite

avatar
Deusa Olimpiana
Deusa Olimpiana
Ver perfil do usuário
Os três se encaram mas ninguém faz porra nenhuma.

Os mini trolls ficavam apenas se exibindo para multidão que gritava, esperando ação. O terceiro que ainda não revelará sua arma era o mais ponposo, se mostrando como rei do local. Ele lança um olhar de superioridade para os campista, os desafiando.



#5

Harrison Blake

avatar
Filho(a) de Vulcano
Filho(a) de Vulcano
Ver perfil do usuário
Ao ver os monstros exibindo-se com tanta arrogância, decido agir.

O fato de um dos três trolls estar desarmado era algo que merecia atenção. Certamente, ele havia algo planejado para a batalha. Afinal, quem lutaria sem qualquer arma? Ninguém era tão tolo ou autoconfiante a este nível.

Saco meu martelo pequeno, respiro fundo e sorrio. Minha primeira batalha. Teria de ser algo digno.

Assovio alto, chamando meu tigre autômato para a batalha. Monto no mesmo, sentindo seus mecanismos e pistões ativando-se ao meu contato. Ele era realmente muito legal.

Controlo-o para cima do mini troll que portava um machado. Assim que aproximo-me a cerca de cinco metros, pulo das costas de minha montaria para o lado em que não há nenhum monstro, impelindo o tigre a continuar o ataque sozinho. Assim que atinjo o chão, rolo e inicio uma corrida pelos lados contra o monstrinho. Dessa forma, ele veria-se encurralado pelo meu animal ou por mim mesmo, representando uma metáfora como o metal entre a bigorna e o martelo.

Aproximo-me e golpeio sua cabeça com toda minha potência, abrindo a perna e girando o tronco para garantir maior amplitude que consequentemente gera maior força. Caso ele desvie ou tente contra-atacar, recuo o mais rápido possível e comando meu felino para aproveitar a distração e atacá-lo.




"We can rest when we die"
#6

Re: MvP Comum - Harrison, Yves e Louis

por Yves Kross em Qua 13 Jan 2016 - 22:31

Yves Kross

avatar
Filho(a) de Hades
Filho(a) de Hades
Ver perfil do usuário
A arrogância certamente era um dos defeitos dos monstros. Se mostravam superiores a nós, enlouquecendo a plateia ao nosso redor e tentando provocar nosso psicológico, o que me dava uma inquietação. Certamente que não conseguiriamos vencê-los com as mãos nas costas, mas não era motivo de sermos menosprezados. Sabia que podia muito bem ser algum truque, para fazer-nos atacar, e iria fingir ter caído na provocação, ocultando meu real objetivo na sombra que tinha, não tão forte quanto na noite, mas existente. Avançaria na direção do que mais se gabava, aparentemente o líder deles, tentando não atrapalhar os movimentos dos outros ao meu lado, não me envolvendo nos outros dois confrontos. Sabia que o troll ocultava algo, sua arma. Iria primeiramente prestar atenção nas suas mãos, vendo se havia algo que necessitasse da minha atenção, como um item arremessável ou uma arma oculta em um item(transmutação, como dizem os meus irmãos mais velhos). Esquivando-me de algum ataque dele com saltos laterais ou giros, mantendo um padrão de ataques com avanços e recuos sempre para desviar, aplicando fintas horizontais como contra-ataque, em um arco a minha frente e mudando de direção agora com um golpe diagonal, tomando sempre ao final da investida, uma distância razoável de alguns metros. Utilizando meus meios defensivos e de esquiva anteriores para não sofrer danos fatais, defendendo com minha lâmina algum ataque seu, ou rebatendo alguma adaga ou coisa do gênero caso seja arremessada e eu veja que não consiga desviar.

Para qualquer item estranho, explosivos ou mágicos, procuraria parar meus avanços e me afastar do troll o máximo possível, estudando com o olhar o item. Esquivando-me da maneira possível e evitando acertar ou ser acertado por o que quer que seja. Não deixando o troll atacar outro dos meus companheiros, esperando que eles também o fizessem para evitar uma fonfusão de alvos.
Itens:

- Adaga[Ferro Estígio]
- Elmo Comum
- Peitoral de Couro
- Diamante de Almas [0x]
- Pingente de Plutão***

*** Pingente de Plutão: Concede 10% a mais de dracmas para seus usuários.
Passivas:

Nível 1 - Conhecimento do Lar: Os filhos de Hades conhecem os caminhos e os lugares do reino de seu pai, e conseguem se manter informados dos fluxos das almas e criaturas que andam por lá. (+5 INT)

Nível 1 - Pele Gelada: Como o nome já diz, os filhos de Hades possuem menor temperatura corporal, assim, podendo aguentar o frio mais facilmente.

Nível 1 - Visão Noturna: Os filho de Hades enxergam no escuro como se fosse dia.

Nível 3 - Respeito dos Mortos I: Todas e quaisquer criaturas que estiverem mortas, reconhecem o semideus como um filho de Hades, respeitando-o. Respeito não significa, obrigatoriamente, obediência. (+9 CHA)

Nível 3 - Perícia do Styx [Inicial]: Confere o nível [Inicial] para a perícia com armas feitas inteiramente de ferro estígio. Não permite que o herói treine suas outras perícias. (+5 correspondente à arma utilizada)




Ω " Behind the smile, a black hole may hide itself . Sometimes, I believe that shadows are the only things that show who they are for real." Ω

✩ Son of Hades
#7

Louis Kannenberg

avatar
Filho(a) de Dionísio
Filho(a) de Dionísio
Ver perfil do usuário
Seguro meu sabre firmemente, vejo os Trols se gabando, se achando superiores a nós.

Sinto a raiva de meus companheiros se elevando, um chama seu automato e parte pra cima e o outro faz umas parada q n entendi direito também vai pra cima.

Eu simplesmente vou pra cima com tudo do Trol com a espada.

Utilizo a habilidade [Euforia] nele. A primeira reação dos monstros após receberem esta habilidade é ficar tontos e não entender nada. A segunda é soltar ataques aleatórios contra quem a está usando. Assim que a uso, aproveito a primeira reação para me aproximar correndo até ele fazendo um zig-zag, confundindo-o ainda mais. Uso minha Agilidade para fazer isso de um modo seguro e rápido.

Chegando a ele, sua mente deve estar mais confusa ainda. Tento desviar de seus ataques desajeitados e aleatórios e procuro um contra-ataque no braço que segurasse a espada. Conto com minha Agilidade para desviar rapidamente.

Caso não consiga desviar, defendo com meu sabre ou invoco uma videira utilizando a habilidade [Videiras (Inicial)] para parar seu ataque. Sempre buscando um contra-ataque em seu braço.


Passivas:
Nível 1 - Imunidade [Inicial]: O herói se torna imune a venenos fracos. Ex: picada de mosquito, ferrão de abelha, Veneno de Escorpião e etc.
Nível 2 - Vinho Rejuvenescedor: Quando o filho de Dionísio beber vinho, suco de uva, ou até a própria fruta, irá curar e cicatrizar seus ferimentos. A quantidade ingerida aumenta a cura, podendo ser parcial ou total. Irá recuperar também uma quantidade de energia igual à de vida.
Nível 3 - Perícia com Espadas [Inicial]: Confere nível de perícia [Inicial] para a perícia com espadas. Permite que o herói treine suas outras perícias até o nível [Inicial]. (+5 FOR)



Ativas:
Nível 1 - Euforia: Pode deixar o oponente levemente bêbado, tonto e tendo ilusões. O uso desta habilidade requer 10 pontos de energia e entrará em espera durante 4 turnos.
Nível 3 - Videiras [Inicial]: Pode fazer alguns truques com a videira, como fazê-las nascerem, como consequência, pode ser capaz de fazer seus inimigos tropeçarem ou então atrapalhar seus ataques. A videira produzirá 5 cachos de uva a cada 3 turnos. O uso desta habilidade requer 25 pontos de energia e entrará em espera por 4 rodadas.

#8

Re: MvP Comum - Harrison, Yves e Louis

por Afrodite em Qua 13 Jan 2016 - 23:56

Afrodite

avatar
Deusa Olimpiana
Deusa Olimpiana
Ver perfil do usuário
Os semi-deuses agem rápido e com destreza, contando com seus dons de nascimento e sua confiança. Cada um parte para cima de um dos monstros, de modo que trave sua própria batalha sem atrapalhar o outro.

O filho de Vulcano invoca seu tigre e arte para cima do troll da esquerda, salta e começa a correr pela distância restante o encurralando e vê quando seu tigre esta prestes a abocanhar o mesmo e... ele some.

O Filho de Dionísio segue para o da direita e ativa sua habilidade contra o inimigo, o deixando completamente bebado, seus ataques eram imprevisíveis e totalmente sem padrão., mas assim que parte para um contra-ataque o mesmo acontece e o troll some.

O filho de Hades no entanto fora mais cauteloso, entendeu a brincadeira dos trolls e agiu com calma, se aproximando do troll do meio ele vê três pedras brancas, do tamanho de bolas de gude em suas mãos, ele se afasta e observa mais um pouco logo percebendo que o mesmo mudava as pedras de mão com frequência.

Ao fundo da arena, risadinhas podem ser ouvidas de onde os outros dois troll's reaparecem, intactos.



#9

Harrison Blake

avatar
Filho(a) de Vulcano
Filho(a) de Vulcano
Ver perfil do usuário
Ao ver aquele monstrinho desaparecer, entro em fúria. Como assim? Ele possuía magia também, além de um machado? Ok.

Um ataque direto não funcionaria. Eles simplesmente utilizariam seu teleporte novamente. O que precisávamos era de uma investida calculada e precisa. Dessa forma, poderíamos surpreendê-los e quem sabe até derrotá-los com uma boa tática.

Estreitando os olhos para o duende desarmado, penso que ele deve ser a causa de tudo isso. Afinal, ele é o único suspeito. Era hora de agir com calma e confiança.

- Vocês, espalhem-se em pontos coordenados pela arena. Nós três formaremos um triângulo. Assim que eles utilizarem a habilidade novamente, quem estiver mais próximo destas pestes irá atacar com tudo visando o troll desarmado. É ele quem está causando isso.

Assobio novamente e comando meu tigre para atacar a criatura desarmada, deixando-a em um dilema: tentar defender-se de um tigre de metal de uma tonelada ou utilizar o teletransporte novamente.

Era hora de assumirmos o controle da situação e pararmos de ser feito de bobos.

Nível 1 - Liderança: Os filhos de Júpiter, desde os tempos de escola, são muito bons em manipular as palavras e convencer as pessoas, que quase sempre apelam à seus comandos. O Campista é um exemplo para os outros e pode inspirá-los a fazer o que você quer. (+9 CHA)




"We can rest when we die"
#10

Re: MvP Comum - Harrison, Yves e Louis

por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado


#11

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 4]

Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum