Herois do Olimpo RPG

Fórum de Mitologia Grega baseado em Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo!

Autores nos tópicos

Dom 2 Jul 2017 - 20:55 por Ártemis

Autores nos tópicos

Recentemente adicionei em todos as postagens do tópico de Tutoriais e Guias bem como
o tópico da Biblioteca o nome de quem fez, quem ajudou a fazer, quem editou (boa parte do conteúdo), e quem ajudou com a ideia.

Assim temos uma visão mais clara de pessoas que, apesar de a maioria não saber, ajudaram com o crescimento e evolução do fórum.

Lembrando que todo o conteúdo criado para o fórum é de autoria do mesmo. Todo "direito autoral" que estabelecemos aqui é de Rick Riordan, o criador das séries Percy Jackson e Os Heróis do Olimpo.

Comentários: 0

EVENTO DOUBLE ALEGRIA DE FÉRIAS

Ter 27 Jun 2017 - 14:28 por Selene

Evento Double Alegria de férias

Evento válido do dia 01/07/2017 até 15/07/2017

Férias de Julho chegando e nada melhor do que um evento double pra levantar os ânimos do fórum. Chamem seus amigos e desfrutem do evento
DOUBLE ITENS, EXP e DRACMAS

Comentários: 1

Problemas com as contas Olimpianas

Dom 8 Jan 2017 - 13:29 por Quíron

Olá Olimpianos.

Depois de um backup feito no fórum os direitos de administrador de todos os olimpianos foram retirados automaticamente pela Forumeiros. A princípio é para esse erro já ter sido corrigido, se algum Olimpiano ainda estiver com problemas mande mp ou fale comigo no Facebook: https://www.facebook.com/paulohenrique.morais.9

Desculpe o transtorno, Quiron.

Deuses Olimpianos Honorários e Coordenadores do acampamento.

Seg 14 Nov 2016 - 23:06 por Ártemis

Jogadores Honorários e Coordenadores do Acampamento

Agora teremos mais participação dos coordenadores do acampamento no fórum, e funcionará da seguinte maneira:
***Leia até o final antes de me mandar MP pedindo um cargo***

Alguns cargos de Olimpiano estão sendo ocupados por pessoas que, apesar de já terem tido uma participação grande no fórum, não estão mais ativas e consequentemente não ajudam no fórum (nem com atualização nem com narração).

Por isso, estas pessoas estão sendo remanejadas para cargo de coordenadores do acampamento, que são basicamente os personagem do livro.
Eles terão permissão para narrar quando voltarem (aquela 1 vez a cada 5 éon) e também …

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

» Arenas » Arena MvP » 

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

MvP Galadriel saudjxcjnvklcoinjghb [Heroica]

por Baco em Seg 13 Jun 2016 - 23:47

Baco

Deus Olimpiano
Deus Olimpiano
Ver perfil do usuário
Galadriel estava na arena. Não se conseguia perceber exatamente o tamanho da mesma, pois uma neblina extremamente densa cobria o local. A garota se perguntava como havia chegado ali, mas ela não possuia muito tempo para ficar pensando.

Correntes começam a se arrastar no chão de terra, fazendo um ruído tipico. Nada dava pista de onde o monstro ia surgir. A amazona procura, passando seu olho por todo o local e não encontra nada. Até que o barulho de correntes se arrastando fica mais próximo...

Todos os instintos da menina falam para ela sair dali rapidamente, e ela os obedece. Ela realiza um rolamento pra frente, e escuta um estrondo atras dela, que levanta poeira. Após a poeira abaixar, a menina consegue ver o que seria uma.... Gaiola. Na verdade, uma prisão para anões, se analisar o tamanho. Em sua ponta prendia uma corrente, e a outra extremidade estava entre a neblina. A prisão começa a ser puxada, deixando o rastro no chão.

Não preciso falar muito né ?.

1- Itens e suas observações em spoiler, caso o item seja colocado e sua observação não, o efeito será desconsiderado.

2- A mesma coisa com habilidades, coloque o nível E efeito, caso contrario também serão desconsideradas.

3- Have Fun

~Se bebida, sexo e dinheiro nao são as respostas, você está fazendo as perguntas erradas ~

Galadriel Lothlórien

Filho(a) de Marte
Filho(a) de Marte
Ver perfil do usuário
Estava andando distraída, pensando no lucro da minha empresa quando de repente, quando dei por mim, esta no meio da arena. Eu não sabia exatamente o por que eu fui para ali, talvez sejam os meus instintos de batalha clamando para que eu lute. Não precisei de muito tempo ali dentro para ouvir um barulho de correntes arrastando no chão e então meus instintos me fazem pular para frente enquanto algo se chocava com o chão maciço.

Olho para traz com um sorriso no rosto, ser rainha das amazonas requer muito tempo vendo planilhas e organizando a empresa Amazon, fazia tempo que eu não tinha uma luta e eu estava ansiosa para isso. Me posto de pé rapidamente após o rolamento e já transmuto um dos meus anéis na minha Katana elétrica feita de oricalco. Vejo que a gaiola (?) que fora arremessada em mim estava sendo puxada para dentro da neblina novamente e sem pensar muito começo a correr na sua direção.

Provavelmente iria encontrar alguma coisa alta e forte no outro lado da corrente e era isso que eu esperava. Por mais que a neblina estivesse forte a criatura podia me ver de alguma forma então fico muito atenta aos meus instintos para desviar de possíveis ataques.

Assim que eu ver a criatura eu salto por cima cima dela dando um mortal com o auxilio das minhas Botas Aladas. Enquanto passo por cima da criatura eu tento desferir um golpe em sua nuca com a minha Katana elétrica feita de oricalco usando Corte Rápido I. Depois disso aterrizo no chão com a katana em riste.

-Vai lamentar o momento em que resolveu atacar uma rainha.

Caso a criatura, ou algo, tente me atacar eu tento desviar da melhor forma possível, se preciso até utilizando o meu cinto de evasão.

Habilidade usada

Corte Rápido I: Essa habilidade é definida por um único golpe cortante, rápido e preciso, dando um dano maior na vítima. O uso desta habilidade requer 15 pontos de energia.

skill passivas:
Nível 1 - Ambidestria: O herói controla armas com as duas mãos com total habilidade.

Nível 1 - Regeneração de Batalha I: Os heróis regeneram 5 pontos de vida por rodada, quando estão em batalha.

Nível 2 – Disciplina [inicial]: Os Filhos de Marte são frios como gelo e leais como um escudo. Esses campistas nascem com uma disciplina nata, mantendo a calma no combate e se concentrando na batalha. .

Nível 3 - Adaptador [Inicial]: Confere nível de perícia [Inicial] para todas as perícias possíveis de serem treinadas. (+ 5 MIRA, AGI, FOR E CON)

Nível 4 - Filho da Guerra: Em batalha, o filho de Marte dificilmente erra seu movimento, executando quase sempre com sucesso aquilo que nasceu para fazer. (+4 AGI)

Nível 4 - Flexibilidade com Armadura: O filho de Marte, poderá se locomover bem em batalhas, de forma que a armadura não lhe causa algum problema, desconforto ou atrapalhe.

Nível 5 - General: Aqueles que lutam sob a liderança do filho de Marte recebem bônus, além de terem seus movimentos realizados com muito mais perfeição. (+10 agi e +10 for para os aliados quanto comandados pelo filho de Marte)

Nível 6 - Instinto de Batalha: O filho de Marte consegue perceber a batalha por um ângulo completo, ciente mesmo dos golpes vindos por suas costas, dando-lhe chance de esquivar-se, defender-se ou mesmo de revidar.

Nível 7 - Fortitude: A Fortitude confere uma flexibilidade e vigor muito além até mesmo da resistência heroica normal. O herói recebe um pouco menos de dano, e atenua os efeitos de venenos muito fracos. (+8 CON)

Nível 8 - Instinto de Guerra: Ao enfrentar um exército de inimigos simultaneamente, o filho de Marte recebe bônus em todas as suas capacidades físicas e psicológicas, aprimorando seus reflexos, velocidade, força e precisão. (+10 EM TODOS OS ATRIBUTO SE ESTIVER NESSAS CONDIÇÕES)

Nível 9 - Potência: Os heróis dotados desta habilidade possuem uma força sobre-humana. A Potência permite que os heróis pulem distâncias tremendas, ergam pesos volumosos e golpeiem oponentes com uma força apavorante. (+8 FOR)

Nível 9 - Adaptador [Intermediário]: O filho de Marte, deverá escolher dentre três de todas as perícias possíveis para o nível [Intermediário]. Permite que as demais perícias sejam treinadas até o nível [Intermediário]. (+10 PONTOS CORRESPONDENTE A PERICIA ESCOLHIDA)

Nível 10 – Disciplina [intermediário] Nesse nível os filhos de Marte unem sua disciplina a seu talento, se tornando combatentes inteligentes e mortais. Eles dificilmente vão se apavorar em combate e irão permanecer calmos mesmo nas situações mais difíceis.

Nível 11 – Talento e Disciplina I: Os filhos de Marte possuem um talento único para batalha, além de uma disciplina invejável. Por isso eles se tornam nesse nível mais fortes e rápidos do que a maioria dos semideuses. (+11 FOR, AGI)

Nível 1 - Sem Atrito: O filho de Mercúrio quando usa suas habilidades não sofrerá atrito com o ar.

Nível 1 - Destreza [Inicial]: O herói é mais rápido, ágil e veloz que os demais campistas. (+5 AGI)

Nível 2 - Fôlego: Os filhos de Mercúrio podem fazer exercícios e atividades físicas que não se cansam tão facilmente. (+5 CON)

Nível 3 - Perícia com Armas Leves [Inicial]: Confere nível de perícia [Inicial] para a perícia com armas leves (Pesem até 1,25 kg). Permite que o herói treine suas outras perícias até o nível [Inicial]. (+ 5 AGI)

Nível 3 - Amizade: O filho de Mercúrio assim como o seu pai e capaz de fazer amigos em qualquer lugar que vá, ele tem a lábia muito boa e pode vir a conseguir aliança em batalha com outros seres. (+5 CHA)

Nível 4 – Passo leve: Nesse nível os filho de Mercúrio são muito silencioso, mesmo correndo eles são inaudíveis.

Nível 4 – Sabedoria do ladrão [Inicial]: O Filho de Mercúrio desde pequeno sabe muito bem as técnicas de roubo e modos de furtar vários tipos de objetos equipamentos.(+4 Int)

Nível 5 - Golpe Duplo: O herói pode dar dois golpes em um post, desde que esteja utilizando armas leves (adaga ou espada curta) . (+2 AGI)

Nível 6 – Charme : O Filho de Mercúrio desenvolve um Charme encantador. (+7 CHA)

Nível 7 – Furtividade: O Herói quando entra no seu modo furtivo, e capaz de se movimentar sem ser visto e sem fazer barulho, se tornando praticamente invisível a olhos desatentos, mas para isso ele necessita de espaços com pouca luz.

Nível 8 - Tênis Voador: O herói é capaz de utilizar um Tênis Voador com total perícia, mesmo que este nunca o tenha utilizado antes.( +5 Int)

Nível 8 – Regeneração acelerada: Por serem tão rápidos, os filhos de Mercúrio têm um metabolismo extremamente acelerado que necessita de muita energia, no caso alimento, para se manter funcionando. Sendo assim, a recuperação do herói é muito mais rápida que a dos outros semideuses, recuperando sempre 20 pontos de vida e energia a cada 5 rodadas, e necessitando de alimento durante narrações mais do que os outros semideuses. O efeito é cancelado durante batalhas

Nível 9 - Esquiva: O Herói tem reflexos e uma habilidade em esquiva muito avançadas. (+3 REF)

Nível 9 - Perícia com Armas Leves [Intermediário]: Confere nível de perícia [Intermediário] para a perícia com armas leves (Pesem até 1,25 kg). Permite que o herói treine suas outras perícias até o nível [Intermediário]. (+10 AGI)

Nível 10 - Proveito: Toda vez que o campista causar dano ao inimigo ele terá sua velocidade de movimento aumentada em 2%, cumulativa até o máximo de 20%.

Nível 10 - Arremesso: O herói tem facilidade para arremessar coisas leves (inclusive armas curtas) que dificilmente não acertaram o alvo. (+10 MIRA)

itens usados:

Armadura:

£Armadura Romana Completa [Ouro Imperial][Transmutação = Pingente]
£Armadura Romana Completa [Ossos][Transmutação = Pingente]
Bota Alada
*Sobretudo de Cão infernal [Couro][Sombras]
Capa de Camuflagem

Espada Curta
*Katana [Oricalco][Elétrico][Transmutação = anel][2x]
Lança Média[Elétrica][Transmutação = anel]
*Adaga [Oricalco][Elétrica][Transmutação = anel][2x]
*Arco Longo Composto [Oricalco][Transmutação = anel]
Adaga pequena [Ferro mortal & Bronze celestial]
*Falcata [Ouro Imperial][Flamejante][Transmutação = Braçadeiras][2x]
*Gládios [Ouro Imperial][Flamejante][Transmutação = Pingentes][x2]
***Falcata [Osso e Dentes]
Zarabatana
Estojo de Dardos [Comum]
Dardos de Ouro (x20)
Lea -1-
Cinto da evasão -2-
Mascara -3- [Ervas medicinais 4x][Ervas Revigorantes 4x]

Mochila{
Cantil de Cura [Mítico][2x]
Poção de Energia [Comum] (1x)
Cantil de Energia [Mítico][1x]
Esfera explosivas [Pequena] (4x)}

Tatuagem Romana {**Aljava de couro [Mágica]}{
Flecha de Oricalco [49x]
Flecha de Oricalco [Elétrica][20x]
Flecha de Oricalco [Gélida][22x]}
Símbolo grego "Lambda" [Lado esquerdo do peito]

descrição dos itens:
*Forjada para ser mais resistente do que o normal.
**Comporta até 100 flechas.
***Uma falcata feita de ossos e cheia de dentes de cão infernal. Ela não corta, mas arranca pedaços.
£Forjada para ser mais resistente e leve do que o normal.

-1- Lea é uma linda leoa com garras de prata e presas de ouro. Estará sempre a dispor da Rainha das amazonas, e a ajudará em suas batalhas quando ela precisar. É mais forte e ágil que qualquer leão comum, e entende a fala humana com perfeição. Consegue transmitir, com o contado ocular, suas intenções para sua dona. Terá o mesmo HP que sua dona e só obedecerá à ela.

-2- Permite o conselheiro filho de Mercúrio esquivar com perfeição 3 vezes por encontro numa velocidade surpreendente.

-3- A mascara contem 5 doses de ervas medicinais forte e 5 ervas revigorantes forte e pode ser ativado pelo usuário a qualquer momento. Img [http://i61.tinypic.com/2ep7eqa.jpg]

Baco

Deus Olimpiano
Deus Olimpiano
Ver perfil do usuário
A neblina começava a se tornar mais densa, não se conseguia ver um metro na frente sem ter que estreitar os olhos.

A garota, sem pensar duas vezes, corre em direção a gaiola e salta. O que foi um pouco descuidado, sem saber o tamanho ou o tipo do monstro que estava enfrentando. Assim que estava no ar, a amazona vê seu oponente.

Libra:

O monstro tinha uns 6 metros de altura e não possuía olhos. Suas quatro pernas poderiam ajudar a se locomover, ou só poderia lhe atrapalhar. Os quatro braços da criatura seguravas as correntes, sem as enrolar.

Assim que o monstro percebe Galadriel, praticamente planando em sua direção, ele desfere em tapa com a palma da mão, fazendo a menina voar uns 10 metros para a direita. Graças as suas botas, o dano foi amenizado.

Assim que o atordoamento devido a queda passa, ela se levanta. Sua cabeça ainda girava um pouco, como o primeiro estágio da euforia. Antes de perceber, uma gaiola voa em direção a sua cabeça.

Libra 300/300:

~Se bebida, sexo e dinheiro nao são as respostas, você está fazendo as perguntas erradas ~

Galadriel Lothlórien

Filho(a) de Marte
Filho(a) de Marte
Ver perfil do usuário
Aquela criatura era enorme, segurava as correntes com suas 4 mãos e mesmo assim tinha agilidade o suficiente para largar uma das correntes e me dar um tapão, o que me fez voar alguns metros. Ou seja, alem de extremamente forte ela também era inacreditavelmente rápida.

Não me deixo titubear com tal situação e me coloco de pé. Eu era a fodendo Rainha das Amazonas mon amour! Não iria apanhar pra uma coisa dessas.

Transmuto um de meus pingentes em minha armadura completa feita de ouro imperial e outro dos meus anéis em outra katana, ficando com uma espada em cada mão.

Ativo Deus da Guerra e começo a correr em sua direção atenta aos seus ataques e caso aconteça eu ativo meu Cinto da Evasão para desviar. Quando chegar a uns 4 metros da criatura ativo Dash I para me deslocar em alta velocidade para de baixo dela, assim faço um corte com uma das minhas katanas no que seria o calcanhar de uma das pernas. Utilizando de meu Golpe Duplo, giro meu corpo e acerto a outra perna, depois ativo Ataque Múltiplo para fazer mais dois ataques, uma em cada perna. Todos esses ataques sempre na altura do calcanhar.

Depois de meus ataques eu saio rapidamente de baixo dela cuidando com seus possíveis ataques e também uso meu cinto de evasão se for necessário.

Habilidades

Nível 5 - Ataque Múltiplo: O herói pode atacar mais de uma vez por turno, dependendo da escolha de seus movimentos e de seu nível. Esta habilidade custa 10 pontos de energia para ativá-la e mais 5 pontos por ação extra.

Nível 4 - Dash I: Essa habilidade é definida por um único movimento de corrida em alta velocidade, o herói se movimenta de um ponto a outro em grande velocidade, podendo cobrir no máximo uma área de 20 metros, gastando 5 de MP para cada metro em Dash, a habilidade entrara em espera durante 2 rodadas ou ate o termino da missão.

Nível 8 - O Deus da Guerra [Inicial]: Trata-se de um modo em que o herói aumenta sua força, velocidade e defesa, por 1 turno. Por 40 pontos de energia. ( RECEBE + 30 FOR, AGI, E CON)

Nível 5 - Golpe Duplo: O herói pode dar dois golpes em um post, desde que esteja utilizando armas leves (adaga ou espada curta) .

Itens usados

-2- Permite o conselheiro filho de Mercúrio esquivar com perfeição 3 vezes por encontro numa velocidade surpreendente.

passivas:

Nível 1 - Ambidestria: O herói controla armas com as duas mãos com total habilidade.

Nível 1 - Regeneração de Batalha I: Os heróis regeneram 5 pontos de vida por rodada, quando estão em batalha.

Nível 2 – Disciplina [inicial]: Os Filhos de Marte são frios como gelo e leais como um escudo. Esses campistas nascem com uma disciplina nata, mantendo a calma no combate e se concentrando na batalha. .

Nível 3 - Adaptador [Inicial]: Confere nível de perícia [Inicial] para todas as perícias possíveis de serem treinadas. (+ 5 MIRA, AGI, FOR E CON)

Nível 4 - Filho da Guerra: Em batalha, o filho de Marte dificilmente erra seu movimento, executando quase sempre com sucesso aquilo que nasceu para fazer. (+4 AGI)

Nível 4 - Flexibilidade com Armadura: O filho de Marte, poderá se locomover bem em batalhas, de forma que a armadura não lhe causa algum problema, desconforto ou atrapalhe.

Nível 5 - General: Aqueles que lutam sob a liderança do filho de Marte recebem bônus, além de terem seus movimentos realizados com muito mais perfeição. (+10 agi e +10 for para os aliados quanto comandados pelo filho de Marte)

Nível 6 - Instinto de Batalha: O filho de Marte consegue perceber a batalha por um ângulo completo, ciente mesmo dos golpes vindos por suas costas, dando-lhe chance de esquivar-se, defender-se ou mesmo de revidar.

Nível 7 - Fortitude: A Fortitude confere uma flexibilidade e vigor muito além até mesmo da resistência heroica normal. O herói recebe um pouco menos de dano, e atenua os efeitos de venenos muito fracos. (+8 CON)

Nível 8 - Instinto de Guerra: Ao enfrentar um exército de inimigos simultaneamente, o filho de Marte recebe bônus em todas as suas capacidades físicas e psicológicas, aprimorando seus reflexos, velocidade, força e precisão. (+10 EM TODOS OS ATRIBUTO SE ESTIVER NESSAS CONDIÇÕES)

Nível 9 - Potência: Os heróis dotados desta habilidade possuem uma força sobre-humana. A Potência permite que os heróis pulem distâncias tremendas, ergam pesos volumosos e golpeiem oponentes com uma força apavorante. (+8 FOR)

Nível 9 - Adaptador [Intermediário]: O filho de Marte, deverá escolher dentre três de todas as perícias possíveis para o nível [Intermediário]. Permite que as demais perícias sejam treinadas até o nível [Intermediário]. (+10 PONTOS CORRESPONDENTE A PERICIA ESCOLHIDA)

Nível 10 – Disciplina [intermediário] Nesse nível os filhos de Marte unem sua disciplina a seu talento, se tornando combatentes inteligentes e mortais. Eles dificilmente vão se apavorar em combate e irão permanecer calmos mesmo nas situações mais difíceis.

Nível 11 – Talento e Disciplina I: Os filhos de Marte possuem um talento único para batalha, além de uma disciplina invejável. Por isso eles se tornam nesse nível mais fortes e rápidos do que a maioria dos semideuses. (+11 FOR, AGI)

Nível 1 - Sem Atrito: O filho de Mercúrio quando usa suas habilidades não sofrerá atrito com o ar.

Nível 1 - Destreza [Inicial]: O herói é mais rápido, ágil e veloz que os demais campistas. (+5 AGI)

Nível 2 - Fôlego: Os filhos de Mercúrio podem fazer exercícios e atividades físicas que não se cansam tão facilmente. (+5 CON)

Nível 3 - Perícia com Armas Leves [Inicial]: Confere nível de perícia [Inicial] para a perícia com armas leves (Pesem até 1,25 kg). Permite que o herói treine suas outras perícias até o nível [Inicial]. (+ 5 AGI)

Nível 3 - Amizade: O filho de Mercúrio assim como o seu pai e capaz de fazer amigos em qualquer lugar que vá, ele tem a lábia muito boa e pode vir a conseguir aliança em batalha com outros seres. (+5 CHA)

Nível 4 – Passo leve: Nesse nível os filho de Mercúrio são muito silencioso, mesmo correndo eles são inaudíveis.

Nível 4 – Sabedoria do ladrão [Inicial]: O Filho de Mercúrio desde pequeno sabe muito bem as técnicas de roubo e modos de furtar vários tipos de objetos equipamentos.(+4 Int)

Nível 5 - Golpe Duplo: O herói pode dar dois golpes em um post, desde que esteja utilizando armas leves (adaga ou espada curta) . (+2 AGI)

Nível 6 – Charme : O Filho de Mercúrio desenvolve um Charme encantador. (+7 CHA)

Nível 7 – Furtividade: O Herói quando entra no seu modo furtivo, e capaz de se movimentar sem ser visto e sem fazer barulho, se tornando praticamente invisível a olhos desatentos, mas para isso ele necessita de espaços com pouca luz.

Nível 8 - Tênis Voador: O herói é capaz de utilizar um Tênis Voador com total perícia, mesmo que este nunca o tenha utilizado antes.( +5 Int)

Nível 8 – Regeneração acelerada: Por serem tão rápidos, os filhos de Mercúrio têm um metabolismo extremamente acelerado que necessita de muita energia, no caso alimento, para se manter funcionando. Sendo assim, a recuperação do herói é muito mais rápida que a dos outros semideuses, recuperando sempre 20 pontos de vida e energia a cada 5 rodadas, e necessitando de alimento durante narrações mais do que os outros semideuses. O efeito é cancelado durante batalhas

Nível 9 - Esquiva: O Herói tem reflexos e uma habilidade em esquiva muito avançadas. (+3 REF)

Nível 9 - Perícia com Armas Leves [Intermediário]: Confere nível de perícia [Intermediário] para a perícia com armas leves (Pesem até 1,25 kg). Permite que o herói treine suas outras perícias até o nível [Intermediário]. (+10 AGI)

Nível 10 - Proveito: Toda vez que o campista causar dano ao inimigo ele terá sua velocidade de movimento aumentada em 2%, cumulativa até o máximo de 20%.

Nível 10 - Arremesso: O herói tem facilidade para arremessar coisas leves (inclusive armas curtas) que dificilmente não acertaram o alvo. (+10 MIRA)

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: